Sobre Nós

Missão

A nossa missão é criar uma cultura de aprendizagem regenerativa baseada na natureza que promova a eco-literacia das crianças.

PORQUÊ UMA APRENDIZAGEM BASEADA NA NATUREZA?

O Distúrbio de Déficit da Natureza, tal como definido pelo investigador e autor Richard Louv, é o resultado da separação da natureza, que inclui sintomas de: falta de curiosidade e imaginação, uso reduzido dos sentidos, dificuldades de atenção, e taxas mais elevadas de doenças mentais, físicas e emocionais. Segundo o autor, podemos encontrar este distúrbio em indivíduos, famílias, comunidades e culturas.

Uma aprendizagem com base na natureza é uma das principais soluções para as repercussões negativas causadas pelo isolamento da natureza na nossa sociedade, ajudando a reestabelecer as nossas paixões inatas de curiosidade, exploração, descoberta e partilha. Através de experiências práticas na natureza, tais como descobrir pegadas de animais selvagens, colher alimentos selvagens, aprender a cozinhar no fogo, construir abrigos a partir de materiais naturais, as crianças estabelecem relações a longo prazo com a terra, a comunidade, a família e o eu.

Quem

O Pica Pau é um projecto eco-educativo com influência escandinava situado Serra a 12 km de Tomar. Desenvolvimento pessoal e emocional através do brincar livre, das actividades ligadas a processos de vida (fazer pão, colher lenha para a fogueira, lavar a loiça, cortar legumes para a sopa, coser, cuidar da horta e dos animais, …), da criatividade e das experiências multissensoriais na natureza, explorando e descobrindo os seus segredos, mistérios e tesouros.

No Pica Pau, seguimos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar segundo a abordagem da Pedagogia Waldorf e da metodologia Forest School.
Para além das oficinas diárias para crianças até aos 3 aos 7 anos, também oferecemos programas semanais para crianças em idade escolar, crianças em ensino doméstico (homeschooling), crianças até aos 4 anos com acompanhante (um dos pais), e fora do horário escolar.

A metodologia da Forest School foi inspirada pela abordagem escandinava da educação das crianças, que atribui grande importância ao local onde a aprendizagem ocorre.

A Udeskole dinamarquesa (escola infantil ao ar livre) é apoiada por décadas de experiência e baseia-se em princípios de aprendizagem profundamente enraizados através do contacto, jogo e exploração.

Nos anos 90 no Reino Unido, este método chamou-se Forest School e em 2011 foi criada a Associação Britânica de Forest School. A partir daí, a metodologia assumiu relevância internacional. Hoje existem projectos de sucesso em todo o mundo, incluindo Portugal!

Sobre nós

Follow Us