Metodologia
No Pica Pau seguimos os seis princípios de Boas Práticas da UK Forest School Association:
1 – A Forest School é um processo a longo prazo de sessões frequentes e regulares numa floresta ou ambiente natural, e não uma visita esporádica. O planeamento, adaptação, observações e revisão são elementos integrantes da Forest School.
2 – A Forest School tem lugar num bosque ou ambiente arborizado natural para apoiar o desenvolvimento de uma relação entre a criança e o mundo natural.
3 – A Forest School tem como objectivo promover o desenvolvimento holístico de todos os envolvidos, fomentando crianças resilientes, confiantes, independentes e criativas.
4 – Oferece às crianças e jovens a oportunidade de assumirem riscos com suporte, apropriados ao ambiente e às suas competências e capacidades.
5 – A Escola Florestal é dirigida por profissionais qualificados de Forest School que mantêm e desenvolvem continuamente a sua prática profissional.
6 – A Escola Florestal utiliza uma série de processos centrados na criança para criar uma comunidade para o desenvolvimento e aprendizagem.
+351 936 283 471
Mau tempo?
A metodologia da Forest School funciona com base no princípio norueguês de que «não existe mau tempo, apenas mau equipamento».
É uma metodologia que ocorre sempre ao ar livre, independentemente das condições meteorológicas, e que aproveita ao máximo as diferentes estações do ano e o que cada uma delas tem para oferecer.
O equipamento apropriado tem de estar sempre presente.
Playgroup: Oficinas na Natureza
Forest School + 7
Ninho: De 1 aos 4 anos com adulto
Férias Escolares
Fim de Semana
Playgroup em Família
Festas de aniversário
Escolas e outras organizações
Porquê uma aprendizagem baseada na natureza
O Distúrbio de Déficit da Natureza, tal como definido pelo investigador e autor Richard Louv, é o resultado da separação da natureza, que inclui sintomas de: falta de curiosidade e imaginação, uso reduzido dos sentidos, dificuldades de atenção, e taxas mais elevadas de doenças mentais, físicas e emocionais. Segundo o autor, podemos encontrar este distúrbio em indivíduos, famílias, comunidades e culturas.
Uma aprendizagem com base na natureza é uma das principais soluções para as repercussões negativas causadas pelo isolamento da natureza na nossa sociedade, ajudando a reestabelecer as nossas paixões inatas de curiosidade, exploração, descoberta e partilha. Através de experiências práticas na natureza, tais como descobrir pegadas de animais selvagens, colher alimentos selvagens, aprender a cozinhar no fogo, construir abrigos a partir de materiais naturais, as crianças estabelecem relações a longo prazo com a terra, a comunidade, a família e o eu.