Founder e Educadora do Pica Pau
Educadora assistente do Pica Pau
Quem somos nós?
Formação
◦ Formação para Líderes de Forest School de Nível 3
◦ Pós-gradução em Pedagogia Waldorf
◦ Educadora de Infância
◦ Licenciatura em Educação de Infância
As minhas experiências de infância na natureza, a liberdade de explorar, as aventuras que tive com o meu irmão, foram experiências que tiveram uma enorme influência
sobre quem eu sou como adulta. Brincávamos, explorávamos, colecionávamos tesouros, construíamos abrigos, criávamos com o que encontrávamos, fazíamos fogueiras, e a presença
de animais nas nossas vidas era constante. Os nossos avós eram pessoas humildes, mas tinham uma grande sabedoria. Ensinaram-me sobre plantas e frutos selvagens, e o seu poder curativo, partilharam comigo a sua paixão
pela jardinagem, por cozinhar refeições simples mas nutritivas, os valores de criar com as nossas próprias mãos, o cuidado com os animais. Fui escuteira.
Enquanto criança passei muito
tempo na sala de aula, mas os conhecimentos e habilidades que adquiri na natureza são os que retive melhor e os que mais valorizo.
Estudei línguas, e na universidade segui a Educação de Infância.
Trabalhei como educadora de jardim de infância no sul e, tempos depois, encontrei a pedagogia Steiner que mudou a trajectória da minha carreira e a minha visão sobre a educação. Eu precisava
de aprender mais, por isso segui para a formação em Espanha e na Dinamarca. Continuei a minha carreira estudando e trabalhando em diferentes jardins de infância Waldorf… Observando o desenvolvimento
das crianças e como elas brincam e aprendem, descobri que a chave para a educação das crianças é a auto-educação dos adultos.
Isto foi apenas o início da minha aventura
no mundo da educação holística. Entretanto percebi como era importante adaptar a pedagogia à realidade de hoje em dia, substituindo as 4 paredes por uma abordagem pedagógica ao ar livre.
E isso fez as ligações que me levariam de volta ao mundo natural. É uma paixão que sempre me acompanhou, e a formação como líder de forest school despertou em mim a vontade
de oferecer às crianças a oportunidade de crescerem livres e em conexão com a Natureza.
Formação
◦Formação em Gestão Ambiental na vertente de Educação Ambiental;
◦ Curso de Pedagogia Waldorf
Desde de criança que sou muito ligada à Natureza. A minha avó materna vivia numa aldeia onde tudo se fazia do início ao fim, desde cozer o pão no forno a lenha, a colher uma couve para fazer a sopa no fogo.
As minhas férias de Verão eram nesta casa onde havia cor, encanto e muito amor. Com o pouco se fazia muito para a família toda.
As minhas brincadeiras preferidas eram de volta dos tachos a fazer “papinhas” com terra e plantas. Lembro-me do cheiro da terra molhada, e de passar horas a brincar no meu mundo.
Aos 8 anos, comecei a frequentar os escuteiros onde aprendi muitas técnicas de sobrevivência na floresta, a acampar, a construir cabanas, a cozinhar com o material que tínhamos disponível.
Mais tarde, ao profissionalizar-me em gestão ambiental, fui monitora de Educação Ambiental com intuito de sensibilizar a comunidade mais jovem para a nossa pegada ecológica.
Fui também Guia dos Parques Monte da Lua, em Sintra, onde proporcionava atividades de reconhecimento da flora e da fauna.
Descobri a pedagogia Waldorf e fiquei encantada.
Paralelamente à maternidade, iniciei um espaço de brincadeira livre para crianças.
Enquanto grávida do meu segundo filho, participei em projectos ligados à Pedagogia Waldorf e à Forest School que me permitiram uma constante aprendizagem de novas ferramentas e metodologias pedagógicas.
Espaço e tempo para viver a Natureza de forma livre e espontânea é algo que considero muito importante para o desenvolvimento integral da criança.
Tofu, Flor e Mali são os co-educadores do Pica Pau e as estrelas do nosso espaço encantado. Tofu, foi um dia um cabrito muito branquinho resgatado por Rosa que não queria que o seu destino fosse um talho. Hoje é um bode, com grandes chifres e barba que adora saltar e brincar connosco. A Flor foi uma verdadeira surpresa nascida num dia de Formação de Forest School aqui no Pica Pau, pois desconhecíamos totalmente que a sua mãe estivesse pranha. Chegou ao mundo com uma grande vontade de viver e, através da sua lã, recordamos a sua mãe, bem branquinha, e o seu pai, bem castanho. A ansiã do grupo é a Mali. Uma ovelha com uma história de resiliência e superação e que aqui entre nós encontrou uma nova família que cresce com ela todos os dias.